O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Usain Bolt: Um reinado ameaçado?




Um fenómeno! Quando corre impressiona tudo e todos com a sua incrível qualidade, sendo capaz de ganhar prova atrás de provas com uma facilidade nunca antes vista. Aliás, basta recordar a vitória nos 100 metros em Pequim 2008, em que Bolt acaba a prova já a festejar, vencendo e batendo o recorde mundial. Parece fácil...

Acontece que os Trials da Jamaica para os próximos J.O. de Londres não correram em conformidade com as ambições do velocista. De facto, Usain Bolt não está habituado a perder. Mas perdeu, e por duas vezes! O herói dá pelo nome de Yohan Blake, seu companheiro de treinos que detém como melhores marcas, 9,75 aos 100 metros e 19,24 aos 200 metros, esta última a segunda melhor de sempre, só atrás do recorde mundial de Bolt (19,19).
Nesta competição, Blake venceu os 100 metros com 9,75 contra os 9,86 e os 200 metros com 19,80, contra os 19,83 de Bolt.




Confrontado com estes resultados, Bolt mostrou-se deveras insatisfeito com a sua prestação, admitindo que não esteve ao nível que lhe pode e deve ser exigido. No entanto, salientou a qualidade do seu colega Yohan Blake, considerando que este vem treinando muito mais e melhor do que ele próprio, tendo conseguido atingir um nível capaz de colocar em risco o domínio absoluto de Bolt nas pistas. Neste ponto, podemos estabelecer um paralelismo com o que se verificou na natação, entre Michael Phelps e Ryan Lochte. Fica então o recado: os fenómenos não podem descansar porque há outros grandes atletas que não param de os perseguir e de tentar terminar com o seu reinado nas respectivas modalidades.



Ora, estes resultados ganham ainda mais impacto se considerarmos que estamos apenas a três semanas dos J.O., em que Bolt e Blake se vão defrontar na luta pelo ouro, numa prova em que o ambiente será decerto bem mais tenso do que o verificado nestes Trials.

Ainda assim, mesmo considerando este mau teste para Usain Bolt, mantemos a nossa aposta para os J.O.: Bolt campeão nos 100 e 200 metros, levando de vencida todos os seus adversários, com maior ou menor dificuldade, tal é o seu talento.
Uma coisa é certa, a Jamaica será mais uma vez a grande favorita nas estafetas de 4x100 e 4x200, tendo fortíssimas possibilidades de voltar a derrotar os EUA.

Vale a pena ver:

0 comentários:

Enviar um comentário